| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa


 FEMEL

  29/11/2010
  0 comentário(s)


A Ciência do Bem (Dezembro/2010)

Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião?

A Ciência do Bem (Dezembro/2010)O ser humano é perfectível. O próprio Cristo nos aconselhou: "Sede perfeitos..." É claro que devemos compreender que se trata da perfeição relativa e possível ao nosso tempo e meio. Certo é também que a necessidade do progresso do homem é um imperativo natural. Do seu próprio espírito vem a necessidade de criar uma nova questão ou possibilidade, satisfeitas as anteriores.

A afirmação socrática do autoconhecimento libertador, confirmada pelo Cristo: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8-32), define a necessidade do homem em buscar a compreensão sobre todas as coisas.

Há no espírito humano um sentido fundamental que o faz perceber, ainda que intuitivamente, a possibilidade de melhorar sempre, a confiança no futuro e na vida como o seu bem maior. Esse sentido é a FÉ natural que habita em todos nós, e que é como o movimento que ao mesmo tempo nos impulsiona e nos equilibra.

A mesma busca do homem pela verdade deu origem à Religião e à Ciência, enquanto a mesma fé natural possibilitou o crescimento de ambas: a Religião buscando a ligação ao Criador e seus preceitos morais, enquanto a ciência se põe a desvendar os mistérios de toda a Criação (coisas e criaturas).

Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião?

As disputas motivadas pelo orgulho humano têm dividido, por longo tempo, o campo de atuação da ciência e da religião, separando todas as coisas em material e espiritual, com a religião incumbindo-se de cuidar do espírito, e a ciência tratando exclusivamente de coisas materiais.

Ocorre que essa divisão não é possível de permanecer. Há uma origem e fundamentos comuns para tudo, que envolvem matéria e espírito: Deus; a origem da vida; a existência da alma; a Terra e seu papel no universo, e tantas outras coisas.

As religiões precisam se ajustar ao conhecimento de sua época, sem o que perdem a credibilidade, como tem acontecido com as que se sustentam sobre dogmas hoje já desmentidos. Por seu lado, a ciência há que considerar sempre, que nem tudo conhece e nem tudo pode ainda, de forma a ponderar sobre a relatividade das descobertas às possibilidades de observação. /

Na ciência, as descobertas de uma geração são superadas por outra seguinte " é a Lei do Progresso " e isso é aceito e renovado, o que, por si, deveria levar à aceitação do que ainda não pode controlar, conforme o dizer de Emmanuel:

"Em cada século o progresso científico renova a sua concepção acerca dos mais importantes problemas da vida."

"Raramente os verdadeiros sábios são compreendidos por seus contemporâneos. Se as contradições dos estudiosos são o sinal de que a Ciência evolui sempre, elas atestam, igualmente, a fraqueza e inconsistência dos seus conhecimentos e a falibilidade humana." (Emmanuel " 1938)

Por outro lado, as religiões precisam reconhecer nas descobertas científicas as verdades Divinas e não a sua negação, o que Kardec também esclarece:

"As idéias religiosas, longe de perderem alguma coisa, se engrandecem,caminhando de par com a Ciência. Esse o meio único de não apresentarem lado vulnerável ao cepticismo."

"A ciência, longe de apoucar a obra divina, no-la mostra sob aspecto mais grandioso e mais acorde com as noções que temos do poder e da majestade de Deus, pela razão mesma de ela se haver efetuado sem derrogação das leis da Natureza." (O Livro dos Espíritos)

Conta-nos a história que um sobrevivente de um campo de concentração disse que seus olhos viram o que nenhuma pessoa deveria presenciar: Crianças envenenadas por cientistas instruídos e aparelhos de tortura construídos por engenheiros ilustrados. Pessoas se servindo da ciência para o horror.

A ciência materialista e sem o amor pode conduzir a comportamentos imediatistas, quando a vida em si perde seu valor.

Adiante de seu tempo no meio científico, o notável cientista francês Louis Pasteur (1822-1895) disse certa vez a uma turma de formandos em medicina:

"Não se considerem os únicos donos da verdade e do conhecimento, pois um diploma não faz o cientista. Somente assim poderão cumprir sua missão: ser úteis ao próximo... E façam tudo com amor, pois será um dia esplêndido aquele em que, dos progressos da ciência, participará também o coração".
Felizmente hoje, a própria ciência se recusa a aceitar que somos apenas impulsos eletroquímicos num modelo biológico que se originou por acaso.

Acredita-se em toda parte, que chegou o momento de buscar, para além das aparências mecanicistas da ciência, o traço metafísico de alguma coisa diferente, estranha, poderosa e misteriosa. Uma força que promove a ordem universal, tão surpreendente quanto profunda, onde o homem comum lembraria de uma Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas e a chamaria " Deus.

Conhece-se o autor pela sua obra, conforme nos ensinou o Cristo. Reconheçamos que a ciência, rasgando a cada dia as fronteiras de preceitos antigos, renova-nos a vida e nos aproxima de Deus, dando-nos a conhecer sobre sua grande obra, incluindo nós próprios.

Oremos, gratos, pelos cientistas de todas as áreas do conhecimento, rogando sejam inspirados pelo sentimento de Louis Pasteur: ser úteis ao próximo... "E façam tudo com amor, pois será um dia esplêndido aquele em que, dos progressos da ciência, participará também o coração".

Paz e Luz a todos!
  Autor:   David José de Oliveira


  Mais notícias da seção Caminho de Luz no caderno FEMEL
02/06/2011 - Caminho de Luz - NOVO SITE: Acesse www.femel.com.br
A Fraternidade Espírita de Ibiporã está finalizando seu novo site oficial mas você já pode acessá-lo bastando digitar o seguinte endereço: www.femel.com.br...
03/05/2011 - Caminho de Luz - A VERDADE CONSOLADORA (Maio/2011)
Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade"...
03/04/2011 - Caminho de Luz - EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)
Confira o artigo de Naudemar Nascimento...
03/04/2011 - Caminho de Luz - TENDE BOM ÂNIMO! (Abril/2011)
Diferentemente de outras sensações como a alegria, o medo, a surpresa, o ânimo é um estado emocional relativamente estável, pois não muda rapidamente...
28/02/2011 - Caminho de Luz - Comunicação com os Mortos (Março/2011)
Padre Brune afirma que o após vida existe e podemos nos comunicar com aqueles que chamamos de mortos ...
28/02/2011 - Caminho de Luz - A Comunicabilidade com os Espíritos (Março/2011)
Quem e como são esses seres sobre os quais uma grande parte das pessoas tem medo e não querem nem ouvir falar?...
01/02/2011 - Caminho de Luz - ESPAÇO JOVEM - O melhor pai do mundo! (Fevereiro/2011)
Confira mais um texto da Tia Célia...
01/02/2011 - Caminho de Luz - As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)
Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe...
29/12/2010 - Caminho de Luz - ENSINAMENTOS DO CRISTO. . . (Janeiro/2011)
Cristo é o grande "educador" da humanidade...
28/10/2010 - Caminho de Luz - Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)
Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório...
04/10/2010 - Caminho de Luz - O Homem e o Espiritismo (Outubro/2010)
Ainda era século XIX, ano de 1850 quando o homem, na sua mais simples ignorância, passou a ter maior contato com o mundo espiritual que o rodeava...
04/10/2010 - Caminho de Luz - As mudanças do nosso mundo... (Outubro/2010)
O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra?...
04/10/2010 - Caminho de Luz - EDITORIAL (Outubro/2010)
Para os espíritas, o mês de Outubro é especial...
30/08/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar entra em cartaz nos Cinemas (Setembro/2010)
Baseado no livro de Chico Xavier, Nosso Lar - uma das principais obras da literatura Espírita - chega aos cinemas de todo país no dia 3 de Setembro...
30/08/2010 - Caminho de Luz - PATRIOTISMO: Orgulho ou Amor? (EDITORIAL - Setembro/2010)
Chega-nos o mês de setembro trazendo os ares de renovação, anunciando que a natureza se recupera do frio e prepara novo ciclo produtivo, a florescer na alegria da primavera...
03/08/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Agosto/2010)
Diretoria agradece o apoio e Nosso Lar disponível para leituras na FEMEL...
03/08/2010 - Caminho de Luz - Eleita a Nova Diretoria da FEMEL e do NALMA (Agosto/2010)
Em assembléia realizada no dia 24 de Julho na sede da Fraternidade Espírita de Ibiporã, foi eleita a nova Diretoria da entidade para o biênio 2009-2011...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Nós e as Eleições (Julho/2010)
Inicia-se oficialmente neste mês de julho a campanha eleitoral para as Eleições 2010...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Eleição para Presidência da FEMEL e do NALMA (Julho/2010)
Dia 24 de Julho ocorre a eleição para a nova Diretoria com gestão até 2012...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Recém-Desencarnados (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Moral e Mudança (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Eu e o Próximo (Junho/2010)
Nenhum de nós pode mais sobreviver sem o próximo a quem o Cristo nos pediu que amássemos. De alguma forma estamos todos unidos...
04/05/2010 - Caminho de Luz - O Retrato de Maria (Maio/2010)
Em meados de 1983 o Espírito de Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ...
04/05/2010 - Caminho de Luz - Maria de Nazaré (Maio/2010)
Confira trechos do trabaho de Vera Lúcia do Grupo de Estudo da Mediunidade que ocorre na FEMEL...
01/04/2010 - Caminho de Luz - Um Século de Luz
O centenário do nascimento de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente "Chico", nos propõe rever e meditar sobre sua vida e sua obra entre nós...
02/03/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar chega às telas em setembro
Filme levou cinco anos para começar a ser feito e é o mais caro da cinematografia nacional, em termos de efeitos especiais...
02/03/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Março/2010)
Confira algumas notas importantes sobre a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz...
02/03/2010 - Caminho de Luz - O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)
As funções da Casa Espírita constituem-se fundamentalmente em aprender, ensinar e ajudar...
01/02/2010 - Caminho de Luz - Aniversário da Casa Espírita - (Fevereiro/2010)
Presidente e Vice deixam uma mensagem para celebrar mais um ano de vida da Fraternidade...



Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa