| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa


 FEMEL

  03/05/2011
  0 comentário(s)


A VERDADE CONSOLADORA (Maio/2011)

Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade"

A VERDADE CONSOLADORA  (Maio/2011)"Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. . . Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". (João-14, 15 a 17 e 26)

As palavras do Cristo, assinaladas por João têm, nestes dois milênios, sido interpretadas de forma das mais diversas. Aqueles que crêem ser o Cristo o próprio Deus Supremo crêem também ser o "Espírito Santo" outra forma ou parte do Criador; representado por "Pai; Filho e Espírito Santo".

Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade".

De fato, ao longo de toda a caminhada o "Espírito de Verdade" presidiu o instituto da Codificação Espírita, inclusive com algumas mensagens diretas, ao que Kardec afirmara, posteriormente: "A proteção desse Espírito, cuja superioridade eu estava, então, longe de imaginar, jamais de fato, me faltou"".

O item 4 do capítulo VI de O Evangelho Segundo o Espiritismo, traz o seguinte trecho sobre "O Cristo Consolador":

"O Espiritismo vem, no tempo previsto, realizar a promessa do Cristo, e o Espírito de Verdade preside ao seu estabelecimento; chama os homens à observação dessa lei; ensina todas as coisas ao fazer entender o que o Cristo disse apenas por parábolas. O Cristo disse: Que ouçam os quem têm ouvidos para ouvir. O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, pois fala de forma direta e objetiva. Ele ergue o véu deixado propositadamente em alguns mistérios. Vem, enfim, trazer uma consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, dando uma causa justa e um objetivo útil para todas as dores."


Diante das citações que transcrevemos e de tantos outros escritos relativos ao tema, tem-se, por comum conceito no meio espírita que a Doutrina Espírita é o Consolador prometido por Jesus. Não podemos (nem pretendemos) nos opor a tais assertivas e muito menos aos eminentes textos citados, inclusive do grande codificador e do Apóstolo Amado do Cristo, João, que nos traz as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O que precisamos sobre essa questão é analisar aí o papel da Doutrina Espírita junto das pessoas que se acorrem diariamente às casas espíritas em busca de alívio para os seus tormentos e angústias; assim como dos companheiros que ingressam nos grupos e turmas de estudos doutrinários em busca de esclarecimentos.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". (João 8-32).

A Doutrina Espírita abre as portas do conhecimento da verdade tão buscada em todos os tempos, a respeito da vida espiritual; da comunicabilidade dos espíritos e da mediunidade; das Leis de causa e efeito e da Justiça Divina; da eternidade e da reencarnação, sendo tudo isso de fundamental importância para a evolução da alma humana.

Entretanto, a verdade pode ser apresentada de diversas maneiras; e pode ter efeitos diversos também, inclusive negativos. Por isso o próprio Cristo se absteve de revelar toda a verdade sobre a alma humana. A mente humana deveria evoluir um pouco mais e às ciências caberia descobrir outras verdades e revelar leis que regem a matéria antes de se avançar nos conhecimentos sobre a alma.

Disse-nos o Cristo que muitas coisas ainda não podíamos compreender, que não era chegado o momento, mas estaria para sempre conosco; mas não nos disse que éramos espíritos atrasados e que cada um é o culpado pelos próprios sofrimentos. Aliás, a culpa e o castigo foram substituídos pelo Cristo pela piedade e pelo perdão.

As leis de atração e de causa e efeito, assim como os registros de culpa de nossa própria consciência são instrumentos da justiça Divina, mas, ao mesmo tempo, objeto da Excelsa misericórdia.

Coexistem e concorrem para os fins de regeneração e crescimento das almas, e nesse sentido deve ser esclarecido, especialmente àqueles que iniciam nas lides doutrinárias do espiritismo.

O próprio Cristo consubstanciou os Mandamentos Divinos, no amor a Deus e ao próximo, e o Espírito de Verdade ratificou a prioridade Cristã ao afirmar: "Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo".

A imagem que certamente todos temos do Cristo consolador é a do meigo pastor que nos promete não abandonar uma só ovelha do seu rebanho; é a do Senhor que acolhe os aflitos e cansados, aliviando-lhes os sofrimentos.

O querido (e cândido) Chico Xavier se fez instrumento de propagação de grande parte dos ensinamentos espíritas em todos os níveis. A verdade mais simples, e ao mesmo tempo a mais procurada em todos os tempos, a da eternidade da vida, foi por ele apresentada, entretanto, não em forma de lição, mas em atos de absoluto amor, por meio das cartas às mães de jovens desencarnados.
A verdade consoladora não exclui, não culpa e não humilha. A verdade consoladora é a verdade ensinada com o exemplo de amor.

Paz e Luz a todos!



****************************************************************************************************


O AMOR AO PRÓXIMO


O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. Não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior, que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei do amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais. Feliz aquele que, sobrelevando-se à humanidade, ama com imenso amor os seus irmãos em sofrimento! Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou essa palavra divina, " amor " fez estremecerem os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.


(LÁZARO, Paris, 1862- O Evangelho Segundo o Espiritismo)

  Autor:   David José de Oliveira


  Mais notícias da seção Caminho de Luz no caderno FEMEL
02/06/2011 - Caminho de Luz - NOVO SITE: Acesse www.femel.com.br
A Fraternidade Espírita de Ibiporã está finalizando seu novo site oficial mas você já pode acessá-lo bastando digitar o seguinte endereço: www.femel.com.br...
03/04/2011 - Caminho de Luz - EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)
Confira o artigo de Naudemar Nascimento...
03/04/2011 - Caminho de Luz - TENDE BOM ÂNIMO! (Abril/2011)
Diferentemente de outras sensações como a alegria, o medo, a surpresa, o ânimo é um estado emocional relativamente estável, pois não muda rapidamente...
28/02/2011 - Caminho de Luz - Comunicação com os Mortos (Março/2011)
Padre Brune afirma que o após vida existe e podemos nos comunicar com aqueles que chamamos de mortos ...
28/02/2011 - Caminho de Luz - A Comunicabilidade com os Espíritos (Março/2011)
Quem e como são esses seres sobre os quais uma grande parte das pessoas tem medo e não querem nem ouvir falar?...
01/02/2011 - Caminho de Luz - ESPAÇO JOVEM - O melhor pai do mundo! (Fevereiro/2011)
Confira mais um texto da Tia Célia...
01/02/2011 - Caminho de Luz - As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)
Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe...
29/12/2010 - Caminho de Luz - ENSINAMENTOS DO CRISTO. . . (Janeiro/2011)
Cristo é o grande "educador" da humanidade...
29/11/2010 - Caminho de Luz - A Ciência do Bem (Dezembro/2010)
Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião? ...
28/10/2010 - Caminho de Luz - Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)
Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório...
04/10/2010 - Caminho de Luz - O Homem e o Espiritismo (Outubro/2010)
Ainda era século XIX, ano de 1850 quando o homem, na sua mais simples ignorância, passou a ter maior contato com o mundo espiritual que o rodeava...
04/10/2010 - Caminho de Luz - As mudanças do nosso mundo... (Outubro/2010)
O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra?...
04/10/2010 - Caminho de Luz - EDITORIAL (Outubro/2010)
Para os espíritas, o mês de Outubro é especial...
30/08/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar entra em cartaz nos Cinemas (Setembro/2010)
Baseado no livro de Chico Xavier, Nosso Lar - uma das principais obras da literatura Espírita - chega aos cinemas de todo país no dia 3 de Setembro...
30/08/2010 - Caminho de Luz - PATRIOTISMO: Orgulho ou Amor? (EDITORIAL - Setembro/2010)
Chega-nos o mês de setembro trazendo os ares de renovação, anunciando que a natureza se recupera do frio e prepara novo ciclo produtivo, a florescer na alegria da primavera...
03/08/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Agosto/2010)
Diretoria agradece o apoio e Nosso Lar disponível para leituras na FEMEL...
03/08/2010 - Caminho de Luz - Eleita a Nova Diretoria da FEMEL e do NALMA (Agosto/2010)
Em assembléia realizada no dia 24 de Julho na sede da Fraternidade Espírita de Ibiporã, foi eleita a nova Diretoria da entidade para o biênio 2009-2011...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Nós e as Eleições (Julho/2010)
Inicia-se oficialmente neste mês de julho a campanha eleitoral para as Eleições 2010...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Eleição para Presidência da FEMEL e do NALMA (Julho/2010)
Dia 24 de Julho ocorre a eleição para a nova Diretoria com gestão até 2012...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Recém-Desencarnados (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Moral e Mudança (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Eu e o Próximo (Junho/2010)
Nenhum de nós pode mais sobreviver sem o próximo a quem o Cristo nos pediu que amássemos. De alguma forma estamos todos unidos...
04/05/2010 - Caminho de Luz - O Retrato de Maria (Maio/2010)
Em meados de 1983 o Espírito de Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ...
04/05/2010 - Caminho de Luz - Maria de Nazaré (Maio/2010)
Confira trechos do trabaho de Vera Lúcia do Grupo de Estudo da Mediunidade que ocorre na FEMEL...
01/04/2010 - Caminho de Luz - Um Século de Luz
O centenário do nascimento de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente "Chico", nos propõe rever e meditar sobre sua vida e sua obra entre nós...
02/03/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar chega às telas em setembro
Filme levou cinco anos para começar a ser feito e é o mais caro da cinematografia nacional, em termos de efeitos especiais...
02/03/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Março/2010)
Confira algumas notas importantes sobre a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz...
02/03/2010 - Caminho de Luz - O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)
As funções da Casa Espírita constituem-se fundamentalmente em aprender, ensinar e ajudar...
01/02/2010 - Caminho de Luz - Aniversário da Casa Espírita - (Fevereiro/2010)
Presidente e Vice deixam uma mensagem para celebrar mais um ano de vida da Fraternidade...



Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa