| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa


 FEMEL

  01/02/2011
  0 comentário(s)


As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)

Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe

As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)Em uma das mais belas obras já publicadas a respeito da vida e dos sofrimentos humanos: "O Problema do Ser, do Destino e da Dor", o filósofo Francês León Denis, propõe a seguinte análise:

"Tudo o que vive neste mundo, natureza, animal, homem, sofre e, todavia, o amor é a lei do universo e por amor foi que Deus formou os seres. Contradição aparentemente horrível, problema angustioso, que perturbou tantos pensadores e os levou à dúvida e ao pessimismo."(. . . )

"A dor segue todos os nossos passos; espreita-nos em todas as voltas do caminho. E diante dessa esfinge que o fita com seu olhar estranho, o homem faz a eterna pergunta: Por que existe a dor?"

"É, no que lhe concerne, uma punição, uma expiação, como o dizem alguns? É a reparação do passado, o resgate das faltas cometidas?"


Queremos abordar a idéia do sofrimento como regra, como princípio inevitável. Será que todos os seres estão compelidos a sofrer?

Devemos lembrar que a partir da ignorância inicial do espírito e das Leis Divinas do Amor, da Liberdade, e da Causa-Efeito, somos compelidos ao conhecimento e ao amor por meio das diversas experiências e convivências.

Todos os seres são naturalmente compelidos a passar por provas e tribulações. Assim, todo sofrimento é o efeito natural das "fugas de rota" e instrumento de reforma para o bem e não causa ou princípio criado por Deus.

Se uns sofrem mais que outros em determinados períodos da Vida (eterna) ou em uma determinada vida (encarnação) é porque recalcitram nos vícios e imperfeições. Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe.

Esta é condição inerente à Justiça Divina apregoada por Jesus quando diz "A cada um segundo suas obras".

Esta situação está esclarecida nas questões 133 e 133A do Livro dos Espíritos:

Questão 133 - Têm necessidade de encarnação os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem?
"Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer felizes a uns, sem fadigas e trabalhos, conseguintemente sem mérito."

Questão 133 a) - Mas, então, de que serve aos Espíritos terem seguido o caminho do bem, se isso não os isenta dos sofrimentos da vida corporal?
"Chegam mais depressa ao fim. Demais, as aflições da vida são muitas vezes a conseqüência da imperfeição do Espírito. Quanto menos imperfeições, tanto menos tormentos. Aquele que não é invejoso, nem ciumento, nem avaro, nem ambicioso, não sofrerá as torturas que se originam desses defeitos."

Deve-se observar da resposta acima que a aflição ou sofrimento está para o indivíduo na exata medida de seus sentimentos e da sua maneira de viver. Por isso um mesmo fato vivenciado por duas pessoas pode ser sentido por um deles como uma situação normal, ou pelo menos suportável, enquanto para o outro pode representar uma grande tragédia.

Assim, observamos que a redução dos pesares da vida deve-se dar pela mudança do ser e pela conseqüente cessação dos comportamentos que lhes dão causa.

Conhecendo-se que os sofrimentos são decorrentes dos nossos próprios sentimentos, pensamentos e ações, podemos questionar sobre como se poderia aplicar a ajuda aos sofredores de toda ordem, inclusive por meio da oração e, ainda, como se manifesta a misericórdia Divina sobre os sofrimentos humanos.

Se determinados fatos (que na nossa maneira de ver causam sofrimento) estão permitidos por Deus para acontecerem com o objetivo de fazer evoluir aqueles espíritos envolvidos, eles certamente acontecerão. Neste caso, para que serviriam nossas orações em favor dos "infortunados"?

Esta é uma questão importante, porque precisamos aprender que afastar o sofrimento não significa afastar a prova. A ajuda por vezes não pode agir nos eventos exteriores, mas sempre pode agir no espírito que sofre, auxiliando-o.

Se não podemos alterar o curso de determinados fatos da vida, podemos minimizar os sofrimentos aumentando-se a resistência, a confiança.

Podemos e devemos também apiedar-nos dos sofrimentos dos outros e buscarmos amenizar-lhes os efeitos físicos e morais. Essa aproximação fraternal é uma experiência útil para todos os envolvidos, sejam os que sofrem, sejam os que socorrem.

Lembremo-nos também que o maior sofrimento que o ser humano pode sentir é a sensação da eternidade das aflições, ou seja, a crença de que está no "inferno" e que a dor que sente permanecerá pela eternidade.

Por isso, por outro lado, grande caridade se pode fazer pelo esclarecimento das consciências " de encarnados e desencarnados " de que o amor de Deus é sim a Lei Universal e que o inferno eterno não existe, sendo toda aflição um desvio passageiro.

A misericórdia Divina permeia a sua justiça e todos somos permanentemente chamados ao seu convívio. O Cristo nos vigia serenamente confiante, a minimizarmos nossas próprias dores:
"Eu sou o bom pastor... nenhuma das ovelhas que meu Pai me confiou se perderá .. ."

Paz e Luz a todos!


************************************************************



NUNCA ESMOREÇAS

Emmanuel

Alma fraterna, recorda:
Os momentos infelizes
parecem noites de crises
Em que o céu lembra um vulcão;

Ribombam trovões no espaço,
Coriscos falam da morte,
Passa irado o vento forte,
Tombando troncos no chão...

Os animais pequeninos
Gritam pedindo socorro
Descendo de morro em morro,
Cai a enxurrada a correr...

Mas finda a borrasca enorme,
No escuro da madrugada,
Em riscas de luz dourada,
Vem o novo amanhecer.

Assim também na vida,
Se atravessas grandes provas,
Na estrada em que te renovas,
Guarda a calma ativa e sã;

Sofre, mas serve e caminha,
Vence a sombra que te invade,
Se a hora é de tempestade,
Há novo dia amanhã..
  Autor:   David José de Oliveira


  Mais notícias da seção Caminho de Luz no caderno FEMEL
02/06/2011 - Caminho de Luz - NOVO SITE: Acesse www.femel.com.br
A Fraternidade Espírita de Ibiporã está finalizando seu novo site oficial mas você já pode acessá-lo bastando digitar o seguinte endereço: www.femel.com.br...
03/05/2011 - Caminho de Luz - A VERDADE CONSOLADORA (Maio/2011)
Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade"...
03/04/2011 - Caminho de Luz - EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)
Confira o artigo de Naudemar Nascimento...
03/04/2011 - Caminho de Luz - TENDE BOM ÂNIMO! (Abril/2011)
Diferentemente de outras sensações como a alegria, o medo, a surpresa, o ânimo é um estado emocional relativamente estável, pois não muda rapidamente...
28/02/2011 - Caminho de Luz - Comunicação com os Mortos (Março/2011)
Padre Brune afirma que o após vida existe e podemos nos comunicar com aqueles que chamamos de mortos ...
28/02/2011 - Caminho de Luz - A Comunicabilidade com os Espíritos (Março/2011)
Quem e como são esses seres sobre os quais uma grande parte das pessoas tem medo e não querem nem ouvir falar?...
01/02/2011 - Caminho de Luz - ESPAÇO JOVEM - O melhor pai do mundo! (Fevereiro/2011)
Confira mais um texto da Tia Célia...
29/12/2010 - Caminho de Luz - ENSINAMENTOS DO CRISTO. . . (Janeiro/2011)
Cristo é o grande "educador" da humanidade...
29/11/2010 - Caminho de Luz - A Ciência do Bem (Dezembro/2010)
Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião? ...
28/10/2010 - Caminho de Luz - Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)
Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório...
04/10/2010 - Caminho de Luz - O Homem e o Espiritismo (Outubro/2010)
Ainda era século XIX, ano de 1850 quando o homem, na sua mais simples ignorância, passou a ter maior contato com o mundo espiritual que o rodeava...
04/10/2010 - Caminho de Luz - As mudanças do nosso mundo... (Outubro/2010)
O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra?...
04/10/2010 - Caminho de Luz - EDITORIAL (Outubro/2010)
Para os espíritas, o mês de Outubro é especial...
30/08/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar entra em cartaz nos Cinemas (Setembro/2010)
Baseado no livro de Chico Xavier, Nosso Lar - uma das principais obras da literatura Espírita - chega aos cinemas de todo país no dia 3 de Setembro...
30/08/2010 - Caminho de Luz - PATRIOTISMO: Orgulho ou Amor? (EDITORIAL - Setembro/2010)
Chega-nos o mês de setembro trazendo os ares de renovação, anunciando que a natureza se recupera do frio e prepara novo ciclo produtivo, a florescer na alegria da primavera...
03/08/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Agosto/2010)
Diretoria agradece o apoio e Nosso Lar disponível para leituras na FEMEL...
03/08/2010 - Caminho de Luz - Eleita a Nova Diretoria da FEMEL e do NALMA (Agosto/2010)
Em assembléia realizada no dia 24 de Julho na sede da Fraternidade Espírita de Ibiporã, foi eleita a nova Diretoria da entidade para o biênio 2009-2011...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Nós e as Eleições (Julho/2010)
Inicia-se oficialmente neste mês de julho a campanha eleitoral para as Eleições 2010...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Eleição para Presidência da FEMEL e do NALMA (Julho/2010)
Dia 24 de Julho ocorre a eleição para a nova Diretoria com gestão até 2012...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Recém-Desencarnados (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Moral e Mudança (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Eu e o Próximo (Junho/2010)
Nenhum de nós pode mais sobreviver sem o próximo a quem o Cristo nos pediu que amássemos. De alguma forma estamos todos unidos...
04/05/2010 - Caminho de Luz - O Retrato de Maria (Maio/2010)
Em meados de 1983 o Espírito de Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ...
04/05/2010 - Caminho de Luz - Maria de Nazaré (Maio/2010)
Confira trechos do trabaho de Vera Lúcia do Grupo de Estudo da Mediunidade que ocorre na FEMEL...
01/04/2010 - Caminho de Luz - Um Século de Luz
O centenário do nascimento de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente "Chico", nos propõe rever e meditar sobre sua vida e sua obra entre nós...
02/03/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar chega às telas em setembro
Filme levou cinco anos para começar a ser feito e é o mais caro da cinematografia nacional, em termos de efeitos especiais...
02/03/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Março/2010)
Confira algumas notas importantes sobre a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz...
02/03/2010 - Caminho de Luz - O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)
As funções da Casa Espírita constituem-se fundamentalmente em aprender, ensinar e ajudar...
01/02/2010 - Caminho de Luz - Aniversário da Casa Espírita - (Fevereiro/2010)
Presidente e Vice deixam uma mensagem para celebrar mais um ano de vida da Fraternidade...



Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa