| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa


 FEMEL

  04/10/2010
  0 comentário(s)


As mudanças do nosso mundo... (Outubro/2010)

O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra?

As mudanças do nosso  mundo... (Outubro/2010)O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra? Os fenômenos como "el niño" e "la niña" são passageiros ou permanecerão para sempre desequilibrando nosso clima? Será o desmatamento e o assoreamento dos rios a causa de tantas mudanças? Por que as estações do ano já não são tão bem definidas como antigamente?

Os fenômenos da natureza, como alterações de temperatura e fluxo das chuvas e, consequentemente, das enchentes e estiagens são manchetes diárias nos noticiários e carregam grande preocupação por parte de todos nós.

Nunca em toda a história o homem esteve tão envolvido com as discussões e teorias acerca da natureza e da ecologia.

Convém tratarmos mais detidamente sobre o aspecto que, em nossa opinião, assume importância fundamental nessa história: a responsabilidade do homem (nossa) e a relação desta com a providência Divina.

Alguns tratam do assunto do ponto de vista exclusivamente dogmático e profético, ignorando a responsabilidade do homem sobre seu próprio destino. Atribuem estes, as mudanças presentes a uma preparação ou prenúncio do apocalipse. Para estes, as previsões do "fimdo mundo" foram renovadas " do fim do segundo milênio (ano 2.000) para 2.012ou os anos seguintes.

Certamente muitos filmes e histórias serão produzidos com essa temática e muitas celebridades se criarão em torno do assunto. Podemos observar, entretanto, que essa, como outras "alucinações" a respeito, só interessam à indústria das histórias fantasiosas e às mentes descompromissadas com a verdade e o estudo da própria vida humana.

O espírito humano é agente e reagente de seu meio, como nos ensina Emmanuel na obra "O Consolador": "O meio ambiente em que a alma renasceu, muitas vezes constitui a prova expiatória; com poderosas influências sobre a personalidade, faz-se indispensável que o coração esclarecido coopere na sua transformação para o bem, melhorando e elevando as condições materiais e morais de todos os que vivem na sua zona de influência".

Por outro lado, vemos aqueles que tratam do assunto do ponto exclusivamente científico e, como sabemos, a ciência, desconhecendo as origens de muitas coisas acaba por tomar, como disse Kardec: "o efeito pela causa".

Havemos de considerar, sobretudo, que DEUS preside a tudo no universo e que, segundo as leis eternas estabelecidas, nada ocorre sem seu conhecimento e permissão.

"Até os fios de cabelo de vossas cabeças estão contados" . . . "Não cai uma folha de uma árvore sem a permissão de Deus" (Jesus)

Desde a criação do mundo passaram-se muitos milhões de anos até que nosso planeta assumisse a forma da Terra que conhecemos hoje. Isso já nos mostra que a Natureza é regida por Leis Divinas, que promovem a evolução natural, lenta e progressiva pela qual passaram os diferentes seres dos diferentes reinos que estão neste planeta, promovendo todas as condições necessárias à nossa vida.

A Natureza como um todo segue o seu curso evolutivo, assim como o ambiente que foi destinado ao Homem para que nele desenvolvesse também o seu caminho natural de evolução, em equilíbrio com tudo aquilo que está à sua volta, e sobretudo, com a grave responsabilidade de conviver pacífica e harmoniosamente com seus semelhantes e com este ambiente que o cerca.

Necessário é, portanto, sabermos que os elementos naturais que compõem a terra estão em movimentação e que "nossa morada" está em permanente mudança. O desenvolvimento científico e tecnológico dos nossos dias permite ver, medir e acompanhar as constantes modificações ao longo do tempo e do espaço, o que faz com que surjam tantas inquietações e especulações.

Estas, por sua vez, acabam por gerar previsões catastróficas, que as pessoas naturalmente associam às antigas profecias que vaticinam o "fim dos tempos".Nos círculos espíritas é voz comum que já estamos vivendo um período de grave mudança na terra, onde nosso planeta será "promovido" de um mundo de expiação para um mundo de regeneração.

Quando, afinal, se dará tal mudança? Haverá profundas alterações nas condições de vida das pessoas? Grandes catástrofes farão parte desse plano de transformação? Muitas coisas têm sido ditas a respeitodisso e não pretendemos alimentar as polêmicas. A Doutrina Espírita trata do assunto de forma muito clara e objetiva, especialmente no livro "Obras Póstumas"onde Kardec elucida didaticamente:

"Não olheis para o céu em busca dos sinais precursores, porquanto nenhum vereis, e os que vo-los anunciarem estarão a enganar-vos. Olhai em torno de vós, entre os homens: aí é que os descobrireis. . .
Não acrediteis, porém, no fim do mundo material. A Terra tem progredido, desde a sua transformação; tem ainda que progredir e não que ser destruída. A Humanidade, entretanto, chegou a um dos períodos de sua transformação e o mundo terreno vai elevar-se na hierarquia dos mundos. . .

O que se prepara não é, pois, o fim do mundo material, mas o fim do mundo moral. É o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do orgulho, do egoísmo e do fanatismo que se esboroa. Cada dia leva consigo alguns destroços. Tudo dele acabará com a geração que se vai e a geração nova erguerá o novo edifício, que as gerações seguintes consolidarão e completarão.

De mundo de expiação, a Terra se mudará um dia em mundo ditoso e habitá-lo será uma recompensa, em vez de ser uma punição. O reinado do bem sucederá ao reinado do mal. . .

A Terra, dissemo-lo, não será transformada por um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança na ordem natural das coisas. . ."

Mahatma Gandhi disse certa vez:

"Nós precisamos ser a mudança que nós queremos ver no mundo", mostrando-nos, assim, que a mudança do mundo não será no ambiente natural do planeta, mas na alma humana. A "mudança" necessária a cada um de nós, exige, inclusive, a responsabilidade de cuidarmos da manutenção e conservação dos meios que Deus nos disponibiliza para nossa vida através da natureza.
Deixemos, entretanto, ao Senhor o que não nos cabe, confiando na Excelsa justiça e infinito amor para com todos nós.

"Tudo que é bom provém de Deus. . . Tudo o que Deus faz é bom. . ." (Tiago)

Paz e Luz a todos!

  Autor:   David José de Oliveira


  Mais notícias da seção Caminho de Luz no caderno FEMEL
02/06/2011 - Caminho de Luz - NOVO SITE: Acesse www.femel.com.br
A Fraternidade Espírita de Ibiporã está finalizando seu novo site oficial mas você já pode acessá-lo bastando digitar o seguinte endereço: www.femel.com.br...
03/05/2011 - Caminho de Luz - A VERDADE CONSOLADORA (Maio/2011)
Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade"...
03/04/2011 - Caminho de Luz - EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)
Confira o artigo de Naudemar Nascimento...
03/04/2011 - Caminho de Luz - TENDE BOM ÂNIMO! (Abril/2011)
Diferentemente de outras sensações como a alegria, o medo, a surpresa, o ânimo é um estado emocional relativamente estável, pois não muda rapidamente...
28/02/2011 - Caminho de Luz - Comunicação com os Mortos (Março/2011)
Padre Brune afirma que o após vida existe e podemos nos comunicar com aqueles que chamamos de mortos ...
28/02/2011 - Caminho de Luz - A Comunicabilidade com os Espíritos (Março/2011)
Quem e como são esses seres sobre os quais uma grande parte das pessoas tem medo e não querem nem ouvir falar?...
01/02/2011 - Caminho de Luz - ESPAÇO JOVEM - O melhor pai do mundo! (Fevereiro/2011)
Confira mais um texto da Tia Célia...
01/02/2011 - Caminho de Luz - As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)
Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe...
29/12/2010 - Caminho de Luz - ENSINAMENTOS DO CRISTO. . . (Janeiro/2011)
Cristo é o grande "educador" da humanidade...
29/11/2010 - Caminho de Luz - A Ciência do Bem (Dezembro/2010)
Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião? ...
28/10/2010 - Caminho de Luz - Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)
Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório...
04/10/2010 - Caminho de Luz - O Homem e o Espiritismo (Outubro/2010)
Ainda era século XIX, ano de 1850 quando o homem, na sua mais simples ignorância, passou a ter maior contato com o mundo espiritual que o rodeava...
04/10/2010 - Caminho de Luz - EDITORIAL (Outubro/2010)
Para os espíritas, o mês de Outubro é especial...
30/08/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar entra em cartaz nos Cinemas (Setembro/2010)
Baseado no livro de Chico Xavier, Nosso Lar - uma das principais obras da literatura Espírita - chega aos cinemas de todo país no dia 3 de Setembro...
30/08/2010 - Caminho de Luz - PATRIOTISMO: Orgulho ou Amor? (EDITORIAL - Setembro/2010)
Chega-nos o mês de setembro trazendo os ares de renovação, anunciando que a natureza se recupera do frio e prepara novo ciclo produtivo, a florescer na alegria da primavera...
03/08/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Agosto/2010)
Diretoria agradece o apoio e Nosso Lar disponível para leituras na FEMEL...
03/08/2010 - Caminho de Luz - Eleita a Nova Diretoria da FEMEL e do NALMA (Agosto/2010)
Em assembléia realizada no dia 24 de Julho na sede da Fraternidade Espírita de Ibiporã, foi eleita a nova Diretoria da entidade para o biênio 2009-2011...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Nós e as Eleições (Julho/2010)
Inicia-se oficialmente neste mês de julho a campanha eleitoral para as Eleições 2010...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Eleição para Presidência da FEMEL e do NALMA (Julho/2010)
Dia 24 de Julho ocorre a eleição para a nova Diretoria com gestão até 2012...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Recém-Desencarnados (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Moral e Mudança (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Eu e o Próximo (Junho/2010)
Nenhum de nós pode mais sobreviver sem o próximo a quem o Cristo nos pediu que amássemos. De alguma forma estamos todos unidos...
04/05/2010 - Caminho de Luz - O Retrato de Maria (Maio/2010)
Em meados de 1983 o Espírito de Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ...
04/05/2010 - Caminho de Luz - Maria de Nazaré (Maio/2010)
Confira trechos do trabaho de Vera Lúcia do Grupo de Estudo da Mediunidade que ocorre na FEMEL...
01/04/2010 - Caminho de Luz - Um Século de Luz
O centenário do nascimento de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente "Chico", nos propõe rever e meditar sobre sua vida e sua obra entre nós...
02/03/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar chega às telas em setembro
Filme levou cinco anos para começar a ser feito e é o mais caro da cinematografia nacional, em termos de efeitos especiais...
02/03/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Março/2010)
Confira algumas notas importantes sobre a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz...
02/03/2010 - Caminho de Luz - O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)
As funções da Casa Espírita constituem-se fundamentalmente em aprender, ensinar e ajudar...
01/02/2010 - Caminho de Luz - Aniversário da Casa Espírita - (Fevereiro/2010)
Presidente e Vice deixam uma mensagem para celebrar mais um ano de vida da Fraternidade...



Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa