| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa


 FEMEL

  03/04/2011
  0 comentário(s)


EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)

Confira o artigo de Naudemar Nascimento

EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)CULTURA
Entende-se Cultura como o conjunto de informações adquiridas e a maneira de se comportar de uma pessoa ou povo, transmitida de uma geração a outra de diversas formas. As tradições fazem parte da cultura de um grupo ou povo.

CULTURA DA VIOLÊNCIA
Segundo o antigo conceito de paz romano "se queres a paz, prepara-te para a guerra", o estado de beligerância é algo natural e só pode ser mantido pela manutenção do estado bélico, armado, treinado e sempre em vigilância, para não ser surpreendido pelo inimigo. Daí o estado de guerra ter surgido e ser mantido até os dias atuais como recurso natural, visando conquistar e dominar, territórios e supostos adversários.
O Brasil, tido como nação pacífica, segue o pensamento geral e, embora não possua um arsenal militar ameaçador, não o dispensa e, atualmente, por exemplo, discute a compra e o dispêndio de bilhões de dólares para a aquisição de vários aviões caça em uma concorrência internacional. Mesmo no Haiti, onde atuamos como parte de uma força internacional de Paz, com importantes atribuições humanitárias, estas só são possíveis mediante o uso de armamentos, cuja finalidade precípua é a de intimidação, sem o quê, é importante frisar, o auxílio não seria possível.

PAZ: ESTADO E CAMINHO
Conceitua-se paz como a ausência de conflitos. Entende-se, porém, que Paz é ou deve ser o caminho para a solução dos conflitos. De onde surge a aplicação do verbo pazear, ignorado por quase todos, que se aplica à promoção da paz, utilizando-se dos recursos convenientes.

CULTURA DE PAZ
A Cultura de Paz se assenta no princípio da negociação e, portanto, da busca da apresentação dos motivos de conflito de forma equilibrada e racional e da disposição de conversar, ceder e avançar, visando ambas as partes conflitantes, envolvam elas duas ou mais pessoas ou mesmo os interesses de muitas nações.

DIFERENÇAS E CONFLITOS
As diferenças estão na natureza, inclusive a humana. Se dessas diferenças surgem o aprendizado e o equilíbrio pela complementação natural, onde uns atendem necessidades dos outros, segundo suas qualidades, conhecimentos e habilidades, delas também decorrem choques de interesses em virtude das divergências, estabelecendo uma situação de desarmonia, de conflito. Logo, o campo conflitante se torna o mais propício para a aplicação e desenvolvimento dos princípios da Cultura de Paz, oportunizando o educar-se para a paz.
O conflito não é positivo nem negativo, mas a maneira como encaminhos a busca da solução é que o torna positivo ou negativo. A violência cotidiana e a guerra são formas negativas de encaminhamento da solução, tendo como referência os princípios da Cultura de Paz.
Para efeito de estudo, a paz tanto quanto o conflito podem ser entendidos como Individual, interpessoal ou social e ambiental, segundo o relacionamento do homem consigo mesmo, com a sociedade e o meio ambiente.

EDUCAR-SE PARA A PAZ
Conceitua-se educação como o Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando a sua melhor integração individual e social.
O educar-se para a paz se apresenta como caminho natural, através do qual o indivíduo se qualifica para ser instrumento da paz, sendo pacífico e utilizando os recursos que uma formação específica lhe fornece para adquirir as qualidades necessárias para ser agente da paz em seu círculo de vida, no campo de suas atribuições familiares, profissionais, religiosa, sociais, entre outros, especialmente quando situações conflitantes o exigirem.
Educar-se para a Paz, portanto, é adotar conscientemente comportamentos e atitudes pacíficas, comprometendo-se inteiramente com este propósito.

CONCEITOS CRISTÃOS E A PAZ
A vida de Jesus é a vivência da paz em sua plenitude. Seus ensinamentos e exemplos provocaram celeumas, discussões, atritos, contestações, questionamentos, uma vez que solapavam pela raiz certos comportamentos e posturas já tradicionais, ferindo interesses e deparando-se com posturas rígidas que obstaculizavam o processo de evolução espiritual. Mas, inegavelmente, se assentavam todos na paz. De forma mais contundente isto se verifica nas suas últimas horas de vida junto a nós, quando desafiado pelas sombras e levado a sofrimentos extremos, manteve-se fiel à vontade do Pai, entregando-se ao sacrifício, selando para sempre o caminho cristão, assentado na humildade, no desprendimento, na caridade, no amor incondicional.


MÉTODO DE PAZ PARA GRUPOS
1. Resgatar objetivos do grupo regularmente.
2. Ter regras claras, leis, regimento.
3. Estabelecer estratégias, metas e ações coerentes com os objetivos.
4. Estabelecer a Filosofia da Paz como caminho cotidiano para a solução dos conflitos e alcance dos objetivos.
5. Todos os componentes: pessoas e grupos têm de ter conhecimento da Filosofia da Paz.

OBSTÁCULOS
A paz é resultado de empenho coletivo, mas assenta-se nas decisões dos indivíduos.
Entre os obstáculos à sua implementação e vivência encontramos o Individualismo, o preconceito, o exclusivismo, a insensibilidade que gera a indiferença, o autoritarismo, a rigidez, entre outros.

PROCESSO DE PAZ
Ante as divergências, apresentemos os passos para um processo de paz.
1. Reunir os divergentes ou discordantes.
2. Exposição do problema em questão.
3. Racionalização entendimento do problema.
4. Negociação. Diálogo. Busca de pontos convergentes. Acordo.
5. Formalização do acordo.
6. Efetivação e avaliação.

EMMANUEL
O espírito Emmanuel, através da psicografia do médium Francisco Cândido Xavier, no que tange, especialmente à paz interior recomenda esquecermos mágoas, ressentimentos, desilusões, injúrias, incompreensões, ingratidão, fracassos, lembranças amargas, como exemplos, ao lado da prática do bem, como condições para alcançarmos a verdadeira paz de espírito.

JESUS
O Mestre assegurou-nos trazer para nós a paz, a verdadeira paz, entenda-se, não a paz armada, a aparência de paz, sustentada pela força, mas a paz de espírito, da consciência reta, alicerçada na fé. Mostrou-nos, entretanto, o caminho para tal, sem ilusões, recordando que nos mundo encontraríamos muitas tribulações, mas que não resistíssemos ao mal, renunciando ao revide, ao ódio e, sobretudo que nos amássemos uns aos outros, amando ao próximo como a nós mesmos.

ONG LONDRINA PAZEANDO
Outras informações no site www.londrinapazeando.org.br e no livro Aprender a educar-se para a Paz, de Marcelo Rezende, adotado pela ONG.


  Mais notícias da seção Caminho de Luz no caderno FEMEL
02/06/2011 - Caminho de Luz - NOVO SITE: Acesse www.femel.com.br
A Fraternidade Espírita de Ibiporã está finalizando seu novo site oficial mas você já pode acessá-lo bastando digitar o seguinte endereço: www.femel.com.br...
03/05/2011 - Caminho de Luz - A VERDADE CONSOLADORA (Maio/2011)
Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade"...
03/04/2011 - Caminho de Luz - TENDE BOM ÂNIMO! (Abril/2011)
Diferentemente de outras sensações como a alegria, o medo, a surpresa, o ânimo é um estado emocional relativamente estável, pois não muda rapidamente...
28/02/2011 - Caminho de Luz - Comunicação com os Mortos (Março/2011)
Padre Brune afirma que o após vida existe e podemos nos comunicar com aqueles que chamamos de mortos ...
28/02/2011 - Caminho de Luz - A Comunicabilidade com os Espíritos (Março/2011)
Quem e como são esses seres sobre os quais uma grande parte das pessoas tem medo e não querem nem ouvir falar?...
01/02/2011 - Caminho de Luz - ESPAÇO JOVEM - O melhor pai do mundo! (Fevereiro/2011)
Confira mais um texto da Tia Célia...
01/02/2011 - Caminho de Luz - As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)
Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe...
29/12/2010 - Caminho de Luz - ENSINAMENTOS DO CRISTO. . . (Janeiro/2011)
Cristo é o grande "educador" da humanidade...
29/11/2010 - Caminho de Luz - A Ciência do Bem (Dezembro/2010)
Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião? ...
28/10/2010 - Caminho de Luz - Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)
Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório...
04/10/2010 - Caminho de Luz - O Homem e o Espiritismo (Outubro/2010)
Ainda era século XIX, ano de 1850 quando o homem, na sua mais simples ignorância, passou a ter maior contato com o mundo espiritual que o rodeava...
04/10/2010 - Caminho de Luz - As mudanças do nosso mundo... (Outubro/2010)
O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra?...
04/10/2010 - Caminho de Luz - EDITORIAL (Outubro/2010)
Para os espíritas, o mês de Outubro é especial...
30/08/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar entra em cartaz nos Cinemas (Setembro/2010)
Baseado no livro de Chico Xavier, Nosso Lar - uma das principais obras da literatura Espírita - chega aos cinemas de todo país no dia 3 de Setembro...
30/08/2010 - Caminho de Luz - PATRIOTISMO: Orgulho ou Amor? (EDITORIAL - Setembro/2010)
Chega-nos o mês de setembro trazendo os ares de renovação, anunciando que a natureza se recupera do frio e prepara novo ciclo produtivo, a florescer na alegria da primavera...
03/08/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Agosto/2010)
Diretoria agradece o apoio e Nosso Lar disponível para leituras na FEMEL...
03/08/2010 - Caminho de Luz - Eleita a Nova Diretoria da FEMEL e do NALMA (Agosto/2010)
Em assembléia realizada no dia 24 de Julho na sede da Fraternidade Espírita de Ibiporã, foi eleita a nova Diretoria da entidade para o biênio 2009-2011...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Nós e as Eleições (Julho/2010)
Inicia-se oficialmente neste mês de julho a campanha eleitoral para as Eleições 2010...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Eleição para Presidência da FEMEL e do NALMA (Julho/2010)
Dia 24 de Julho ocorre a eleição para a nova Diretoria com gestão até 2012...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Recém-Desencarnados (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Moral e Mudança (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Eu e o Próximo (Junho/2010)
Nenhum de nós pode mais sobreviver sem o próximo a quem o Cristo nos pediu que amássemos. De alguma forma estamos todos unidos...
04/05/2010 - Caminho de Luz - O Retrato de Maria (Maio/2010)
Em meados de 1983 o Espírito de Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ...
04/05/2010 - Caminho de Luz - Maria de Nazaré (Maio/2010)
Confira trechos do trabaho de Vera Lúcia do Grupo de Estudo da Mediunidade que ocorre na FEMEL...
01/04/2010 - Caminho de Luz - Um Século de Luz
O centenário do nascimento de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente "Chico", nos propõe rever e meditar sobre sua vida e sua obra entre nós...
02/03/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar chega às telas em setembro
Filme levou cinco anos para começar a ser feito e é o mais caro da cinematografia nacional, em termos de efeitos especiais...
02/03/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Março/2010)
Confira algumas notas importantes sobre a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz...
02/03/2010 - Caminho de Luz - O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)
As funções da Casa Espírita constituem-se fundamentalmente em aprender, ensinar e ajudar...
01/02/2010 - Caminho de Luz - Aniversário da Casa Espírita - (Fevereiro/2010)
Presidente e Vice deixam uma mensagem para celebrar mais um ano de vida da Fraternidade...



Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa