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Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

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 FEMEL

  01/06/2010
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Moral e Mudança (Junho/2010)

Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL

A MORAL é conceituada, basicamente, como o conjunto de regras que constituem os procedimentos considerados corretos pela sociedade em que vivemos " o que chamamos de bons costumes " consubstanciando os princípios salutares de comportamento, e resultam no respeito ao próximo e a si mesmo.

A moral Divina, ou moral Cristã, funda-se na observância da lei de Deus, extrapolando as diferenças de costumes dos povos e revelam as regras do proceder com toda humanidade, ou seja: "para com o próximo".

Os dez mandamentos contidos nas tábuas da Lei, recebidos por Moisés, contém o mais completo código moral desde a antiguidade. Tem origem Divina e visava à preparação da humanidade para viver uma moral sublime no futuro.

O Cristo, ao ser questionado sobre qual seria o maior mandamento da Lei, respondeu:
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." (Matheus - 22)

Pela mensagem descrita trouxe-nos o Cristo uma visão nova sobre a Moral, baseada no amor ao próximo. E a moral da Doutrina Espírita é a própria moral do Cristo, tendo como finalidade auxiliar a humanidade a não se distanciar e nem desviar das diretrizes deixadas por Ele.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, no cap XVII " item 3, Kardec nos traz a forma ideal de se vivenciar a moral Cristã, tendo em vista o homem Espírita, o que serve também ao trabalhador da causa. São as características do homem de bem, de cujo texto extraímos a introdução:

"O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem. Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais."

Mais à frente, no mesmo capítulo, item 4, fala o mestre Lionês, que devemos reconhecer um verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que empreende para vencer suas más inclinações.

Como vivenciar este estado moral? Perguntamos. A mesma pergunta foi feita por Kardec em "O Livro dos Espíritos" na questão 919: "Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir ao mal?R: um sábio da antiguidade disse: "Conhece-te a ti mesmo".

Com razão já dizia Sócrates "Conhece-te a ti mesmo". A mudança moral deve vir com a busca de ser melhor, da boa vontade para com a vida, ou seja, deve provocar uma reforma "de dentro para fora", o que deve sempre começar pela auto crítica.

Quando começamos a freqüentar a Fraternidade Espírita e assistimos palestras, recebemos o passe, tomamos água fluidificada e vamos embora, somos espíritas, apenas dentro da Casa Espírita.

Estas atitudes irão se repetir por um longo tempo, mas à medida em que estudamos e vamos compreendendo melhor os ensinamentos, sentimos a necessidade de nos integrar mais nas ações de reforma moral da sociedade, e nada melhor para fazermos isso do que iniciando por nós mesmos, ou seja, que sejamos espíritas na convivência com o mundo e isso nos leva a nossa reforma moral.

Todo espírita estudioso caminha neste sentido, porque compreende que o espiritismo como filosofia busca atingir o seu mais nobre objetivo, que é a reforma moral da criatura.
  Autor:   Márcio Monteiro


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