| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa


 FEMEL
  05/01/2010
  0 comentário(s)


Nosso Ano Novo! (Janeiro/2010)
Confira matéria publicada no mês de Janeiro sobre o Ano Novo que se inicia
Nosso Ano Novo! (Janeiro/2010) Nas comemorações de Ano Novo, todas as culturas celebram o fim de um período e o começo do próximo. Na cultura ocidental a celebração é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa "despertar".

À entrada de um novo ano, ouve-se dizer que a terra passa por uma renovação; que o mundo dá um passo para o futuro; que a vida se renova. É ótimo que dessa forma sintam-se todos.

Convém, entretanto, refletirmos no sentido do tempo e também na forma como nos relacionamos ele. Afinal, de todos os fatores que influenciam nossas vidas, talvez seja o que deva ser visto com maior relativismo. Afinal somos eternos e, considerando a eternidade como divisor, o tempo não existe.

Para começar o tempo não é o mesmo para todos; nem tampouco é medido da mesma forma.
A comemoração do Ano Novo ocidental tem origem num decreto do Imperador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões.

O mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás, simbolizando a visão do passado, da história, e a perspectiva do futuro.
Para os mulçumanos, o dia de Ano Novo foi no ultimo dia 29 de dezembro. Quando entraram no ano de1430.

O calendário islâmico, assim como o nosso calendário gregoriano, é composto por 12 meses, só que baseados nas fases da lua. O início da contagem se deu com a migração do profeta Maomé de Meca para Medina onde fundou o primeiro estado islâmico, no ano de 622 (pelo nosso calendário).
Já o Ano Novo dos judeus foi comemorado no dia 19 de setembro, iniciando-se, no calendário judaico o ano de 5.770.

Os judeus dão especial valor ao início do novo ano " chamado de Rosh Hashaná " referenciado ao início do mundo, da vida e à sua renovação.
O Ano Novo Chinês será no dia 14/02/2010 " quando se iniciará, no calendário chinês o ano de 4.708.
O calendário chinês tem 12 meses lunares " 354 dias. Para não perder a conexão com o ano solar, que tem 365,25 dias, a cada 8 anos são acrescentados 2 lunações ao calendário (aproximadamente 90 dias).

Assim, cada povo, cada cultura, tem a sua visão do tempo, assim como a sua forma de medi-lo. Todos, entretanto, têm um momento especial em seus calendários e suas agendas: o encerramento de um ciclo e o início de outro. Esse evento tem o poder de levar a todas as almas a sensação de ter vencido o passado e o poder de ingressar no futuro.

Com isso, renovam-se as perspectivas da vida e os compromissos para com ela, o que pode, certamente, fortalecer a todos na confiança em multiplicar seus esforços e, consequentemente, em conquistar seus objetivos. Assim é que se processa essa força renovadora.

Quando ocorre de os objetivos serem os mesmos para muitas pessoas e de todos pensarem, desejarem e agirem pelo interesse comum, a multiplicação dessa força construtora se torna implacável, e a realização almejada se torna absolutamente possível.

Diante dessa crença absolutamente justificável, tornou-se tradição o fato de manifestarmos, durante as comemorações do Ano Novo, os nossos desejos para o próximo ano. E qual é o desejo maior das pessoas para o Ano Novo?

Todos temos nossos anseios particulares, nossas questões familiares e pessoais, de acordo com as circunstâncias das provas que assumimos na vida. Uma questão, entretanto, nos une a todos no mundo nesses tempos, independentemente de credos, culturas, comemorações ou de datas em que nos reunimos para as celebrações.

O desejo de PAZ é a petição comum de todas as raças e povos. O mundo anseia por PAZ.
Todos nós, que já conseguimos ser amantes da PAZ, precisamos unir todos nossos esforços " não somente os desejos " e passarmos à etapa seguinte, para sermos construtores da PAZ.



A CONSTRUÇÃO DA PAZ


O que pode nos trazer a paz ? O que pode dar paz ao mundo ? Como podemos ajudar a construir a paz? Por mensagem trazida por Chico Xavier, Meimei nos lembra que estamos por meio dos noticiários, dos comentários e das versões sensacionalistas da nossa sociedade, mergulhados em clima de dramas, traumas e calamidades, que levam à dilapidação psicológica de milhões de criaturas, criando ambiente sombrio de tensão.

Diante desse quadro, ensina-nos a orientadora espiritual "muitas pessoas, inconscientemente, se mostram prevenidas para a revolta por bagatelas, prontas a transfigurar cólera ou azedume em formas estranhas de agressão".

É nesse ambiente onde permeiam revoltas e comportamentos de violência que estamos todos, não apenas cumprindo o tempo de sobrevivência, mas, sobretudo, sendo chamados a servir e cooperar para a grande mudança do nosso orbe.

A mudança anunciada pode não ser tão sensível aos nossos calendários anuais, mas certamente pode ser destacada na comparação das gerações que se sucedem para que, ao cabo de poucos séculos poder-se cumprir as palavras do Senhor: "bem aventurados os mansos e pacíficos, porque herdarão a terra".

Em geral buscamos naturalmente a paz fugindo das situações, circunstâncias, companhias e lugares que julgamos nos impedirem a paz.
" No isolamento do convívio " na solidão julgamos não ter com quem nos perturbarmos.
" Nas férias " na ausência do trabalho julgamos minimizar os motivos das angústias.
" Nos lugares diferentes " buscando "novos ares" supomos fugir de nossos conflitos mentais.
" Em atividades diferentes " buscamos renovar nossas energias renovando nossas atividades físicas e mentais.

Todas essas coisas são importantes circunstancialmente, de forma a nos aliviar e ajudarmos no próprio equilíbrio e refazimento de nossas forças. Contudo não é a paz que procuramos, nem a forma de a promovermos aos outros.

Cornélio Pires, por meio do poema "Assunto de Paz", que transcrevemos a seguir; ensina-nos que tais condutas constituem "preparação e ensinamento de apoio" para a paz que devemos de fato construir dentro de nós mesmos.

Emmanuel nos aconselha a recolher do mundo a PAZ que nasce do dever bem cumprido e que diante das provas mantenhamos o coração imutável na confiança de Deus.
Meimei " mais uma vez " convida-nos ao recolhimento, a paciência e à solidariedade: "Haja o que houver, faze o melhor que puderes, abençoa e passa; espalha boas palavras e oferece a benção do teu sorriso de paz e fraternidade. No torvelinho das sombras, o Céu não nos pede para que sejamos estrelas. Basta a cada um de nos o compromisso de acender, em nome de Deus, um raio de paz e luz".

Em todos os ensinamentos e exemplos cristãos a PAZ resulta da Oração, da Fé, do Trabalho, da Calma e da Compreensão.

PAZ e LUZ a todos!

  Autor:   David José de Oliveira - Vice Presidente e Coordenador Doutrinário da FEMEL


  Mais notícias da seção Caminho de Luz no caderno FEMEL
02/06/2011 - Caminho de Luz - NOVO SITE: Acesse www.femel.com.br
A Fraternidade Espírita de Ibiporã está finalizando seu novo site oficial mas você já pode acessá-lo bastando digitar o seguinte endereço: www.femel.com.br...
03/05/2011 - Caminho de Luz - A VERDADE CONSOLADORA (Maio/2011)
Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade"...
03/04/2011 - Caminho de Luz - EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)
Confira o artigo de Naudemar Nascimento...
03/04/2011 - Caminho de Luz - TENDE BOM ÂNIMO! (Abril/2011)
Diferentemente de outras sensações como a alegria, o medo, a surpresa, o ânimo é um estado emocional relativamente estável, pois não muda rapidamente...
28/02/2011 - Caminho de Luz - Comunicação com os Mortos (Março/2011)
Padre Brune afirma que o após vida existe e podemos nos comunicar com aqueles que chamamos de mortos ...
28/02/2011 - Caminho de Luz - A Comunicabilidade com os Espíritos (Março/2011)
Quem e como são esses seres sobre os quais uma grande parte das pessoas tem medo e não querem nem ouvir falar?...
01/02/2011 - Caminho de Luz - ESPAÇO JOVEM - O melhor pai do mundo! (Fevereiro/2011)
Confira mais um texto da Tia Célia...
01/02/2011 - Caminho de Luz - As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)
Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe...
29/12/2010 - Caminho de Luz - ENSINAMENTOS DO CRISTO. . . (Janeiro/2011)
Cristo é o grande "educador" da humanidade...
29/11/2010 - Caminho de Luz - A Ciência do Bem (Dezembro/2010)
Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião? ...
28/10/2010 - Caminho de Luz - Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)
Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório...
04/10/2010 - Caminho de Luz - O Homem e o Espiritismo (Outubro/2010)
Ainda era século XIX, ano de 1850 quando o homem, na sua mais simples ignorância, passou a ter maior contato com o mundo espiritual que o rodeava...
04/10/2010 - Caminho de Luz - As mudanças do nosso mundo... (Outubro/2010)
O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra?...
04/10/2010 - Caminho de Luz - EDITORIAL (Outubro/2010)
Para os espíritas, o mês de Outubro é especial...
30/08/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar entra em cartaz nos Cinemas (Setembro/2010)
Baseado no livro de Chico Xavier, Nosso Lar - uma das principais obras da literatura Espírita - chega aos cinemas de todo país no dia 3 de Setembro...
30/08/2010 - Caminho de Luz - PATRIOTISMO: Orgulho ou Amor? (EDITORIAL - Setembro/2010)
Chega-nos o mês de setembro trazendo os ares de renovação, anunciando que a natureza se recupera do frio e prepara novo ciclo produtivo, a florescer na alegria da primavera...
03/08/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Agosto/2010)
Diretoria agradece o apoio e Nosso Lar disponível para leituras na FEMEL...
03/08/2010 - Caminho de Luz - Eleita a Nova Diretoria da FEMEL e do NALMA (Agosto/2010)
Em assembléia realizada no dia 24 de Julho na sede da Fraternidade Espírita de Ibiporã, foi eleita a nova Diretoria da entidade para o biênio 2009-2011...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Nós e as Eleições (Julho/2010)
Inicia-se oficialmente neste mês de julho a campanha eleitoral para as Eleições 2010...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Eleição para Presidência da FEMEL e do NALMA (Julho/2010)
Dia 24 de Julho ocorre a eleição para a nova Diretoria com gestão até 2012...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Recém-Desencarnados (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Moral e Mudança (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Eu e o Próximo (Junho/2010)
Nenhum de nós pode mais sobreviver sem o próximo a quem o Cristo nos pediu que amássemos. De alguma forma estamos todos unidos...
04/05/2010 - Caminho de Luz - O Retrato de Maria (Maio/2010)
Em meados de 1983 o Espírito de Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ...
04/05/2010 - Caminho de Luz - Maria de Nazaré (Maio/2010)
Confira trechos do trabaho de Vera Lúcia do Grupo de Estudo da Mediunidade que ocorre na FEMEL...
01/04/2010 - Caminho de Luz - Um Século de Luz
O centenário do nascimento de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente "Chico", nos propõe rever e meditar sobre sua vida e sua obra entre nós...
02/03/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar chega às telas em setembro
Filme levou cinco anos para começar a ser feito e é o mais caro da cinematografia nacional, em termos de efeitos especiais...
02/03/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Março/2010)
Confira algumas notas importantes sobre a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz...
02/03/2010 - Caminho de Luz - O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)
As funções da Casa Espírita constituem-se fundamentalmente em aprender, ensinar e ajudar...
01/02/2010 - Caminho de Luz - Aniversário da Casa Espírita - (Fevereiro/2010)
Presidente e Vice deixam uma mensagem para celebrar mais um ano de vida da Fraternidade...



Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa