| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa


 FEMEL

  02/03/2010
  0 comentário(s)


O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)

As funções da Casa Espírita constituem-se fundamentalmente em aprender, ensinar e ajudar

O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)O Centro Espírita é um lugar onde se aprende e se desenvolvem as idéias a respeito de tudo o que se relaciona com a vida. Vida não apenas no sentido material/biológico, mas no sentido amplo ou como disse o Cristo, da vida em abundância, o que significa dizer que se deve viver sempre sob a perspectiva do ser eterno, da vida que não se acaba com a morte do corpo.

É também no Centro Espírita que se ensinam esses princípios e se assiste o próximo em suas necessidades.

E porque se chama normalmente de Centro Espírita ou de Casa Espírita? É porque em sua origem o espiritismo não tinha objetivo religioso, mas científico-filosófico, de pesquisar e buscar compreender a natureza da vida e a existência e sobrevivência da alma. Assim foram fundados na França, e posteriormente em outros países, nos meados do século XIX, os Centros de Pesquisas sobre o Espírito; ou "Centros Espíritas".

É certo que algumas religiões antigas de origem africana, quando passaram a se instalar regularmente no Brasil - durante a primeira metade do século XX - passaram a usar a denominação "Centro Espírita" porque este nome já era normalmente aceito e porque aquelas religiões sempre consideraram em seus cultos a existência, a convivência e a comunicabilidade com os espíritos.

Por isso no Brasil há um generalizado equívoco ao se usar a expressão "espírita" para designar algumas religiões antigas que precedem a existência do próprio termo.

O fato é que não importa qual a nomenclatura a ser utilizada, pode ser um "centro", "casa", "fraternidade" ou outro. Mas será efetivamente espírita quando destinada às funções de aprender, ensinar e ajudar, com o fundamento na codificação da Doutrina Espírita, que busca a restauração do Cristianismo puro, não dogmático, tal como exemplificado na prática pelo próprio CRISTO.


Aprender

Como somos Espíritos, seres eternos da criação Divina, que estamos na Terra para evoluir, é natural que o aprendizado seja uma das fundamentais obrigações do verdadeiro espírita. Ocorre, ainda, que na maioria das vezes que abrimo-nos a aprender sobre Deus, o Cristo e sobre a vida eterna, descobrimos que precisamos praticar, exercitar muitas tarefas ou comportamentos com relação a nós mesmos e com relação ao nosso próximo. Por isso o espírita é sempre um aprendiz.

O aprendizado no Centro Espírita tem também um caráter interno, voltado para a preparação das pessoas para poderem ajudar ao público, dentro da própria instituição nos mais diversos serviços. Dentro dessa perspectiva ocorre que alguns espíritas - mas nem todos - têm ou adquirem alguma forma de percepção consciente do mundo espiritual, sendo então direcionados para os serviços de auxílio do equilíbrio espiritual dos necessitados, sejam encarnados ou desencarnados.

Por isso espírita não é sinônimo de médium. Espírita é aquele que busca humildemente vivenciar já e conscientemente a vida, segundo os preceitos cristãos na prática da caridade, da humildade, da fraternidade e do perdão.


Ensinar

Jamais caberá ao espírita seduzir as pessoas para "serem espíritas". O Espiritismo tem a função primordial de educar as criaturas, conduzindo-as ao equilíbrio e à libertação através do conhecimento, independentemente da cultura, religião ou filosofia a que se aderem.

Por isso na casa espírita não há rituais ou sermões - como dissemos somos todos aprendizes - mas sim palestras, encontros, seminários, estudos e apresentações. Cabe, entretanto, à direção de cada entidade cuidar do controle da qualidade e dos conteúdos dos estudos e serviços que desenvolve.
Em apoio às tarefas de aprender e ensinar, a casa espírita mantém em suas dependências sempre uma biblioteca e pequena livraria para o empréstimo gratuito ou venda de obras doutrinárias. O livro espírita é um meio de orientação por excelência, no sentido de promover nas pessoas atitudes de meditação e reflexão junto às lições ensinadas.


Ajudar

A tarefa de ajudar ou assistir se divide em duas áreas: a assistência espiritual e assistência material.
A assistência espiritual é indispensável e tarefa de grande importância. Desenvolve-se a ajuda espiritual nas casas espíritas por meio do atendimento fraterno, das obras da desobsessão, dos passes magnéticos e da cura pela harmonização e equilíbrio da alma.

A assistência material também é tarefa importante da casa espírita, pois visa atender as necessidades elementares do próximo. A experiência pessoal na prática da caridade é indispensável estágio no processo de aprendizado espiritual.

Sobre esse princípio de auxiliar, nossa Fraternidade Espírita deu origem ao Nalma, que é uma entidade beneficente, também conhecida como Casa da Sopa, especialmente destinada às ações de assistência social aos necessitados.

Muitas pessoas procuram a casa espírita com o intuito de que possamos ajudá-los na solução de problemas diversos da vida, como relacionamentos, emprego, dívidas, etc.

É natural que as pessoas com problemas busquem ajuda, especialmente junto às instituições sociais e religiosas. O que ocorre, entretanto, é que algumas pessoas, talvez por desconhecerem a Doutrina Espírita ou por confundi-la com outras práticas, pensam que o espiritismo se presta a atender a interesses individuais em detrimento de outros irmãos, partícipes de nossa convivência, ou a interferir em resoluções que dependem da liberdade e da responsabilidade, do esforço e do trabalho de cada um.

Certa vez procurou-nos, no atendimento, uma senhora com problemas de relacionamento com o esposo, que desnecessário detalhar, requerendo-nos, apressada, se podíamos "dar um jeito".
Como de costume e como exige o atendimento fraterno, recebemo-la com carinho e atenção. Com o auxílio do passe magnético e a sempre valiosa presença do mentor, a senhora se sentiu confortável, acalmou-se e entrou também em estado de oração.

Enquanto éramos instruídos a transmitir-lhe algumas palavras de consolo a respeito do amor e da proteção do Cristo, bem como sobre a necessidade e oportunidade das nossas provas cotidianas, ela recebia as palavras vinculando-as a imagens e situações vividas com o esposo. Por fim, elucidamos sobre a nossa liberdade e responsabilidade pessoal e intransferível de nossos próprios atos, afirmando que a casa espírita pode nos ajudar sempre no esclarecimento, fortalecimento e equilíbrio, para o exercício de nossas provas.

Ela agradeceu pela pelo alívio e pela paz que sentia e se disse envergonhada pelo que viera pedir.

Paz e luz a todos.


"A desinformação em torno dos valores do Espírito - aqueles que são de duração imperecível -, é alarmante, somando aos conceitos errôneos que muitos esposam, em chocante desconsideração quanto às realidades da Vida."- Joana de Ângelis


  Autor:   David José de Oliveira - Vice Pres. e Coord. Doutrinário da FEMEL de Ibiporã


  Mais notícias da seção Caminho de Luz no caderno FEMEL
02/06/2011 - Caminho de Luz - NOVO SITE: Acesse www.femel.com.br
A Fraternidade Espírita de Ibiporã está finalizando seu novo site oficial mas você já pode acessá-lo bastando digitar o seguinte endereço: www.femel.com.br...
03/05/2011 - Caminho de Luz - A VERDADE CONSOLADORA (Maio/2011)
Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade"...
03/04/2011 - Caminho de Luz - EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)
Confira o artigo de Naudemar Nascimento...
03/04/2011 - Caminho de Luz - TENDE BOM ÂNIMO! (Abril/2011)
Diferentemente de outras sensações como a alegria, o medo, a surpresa, o ânimo é um estado emocional relativamente estável, pois não muda rapidamente...
28/02/2011 - Caminho de Luz - Comunicação com os Mortos (Março/2011)
Padre Brune afirma que o após vida existe e podemos nos comunicar com aqueles que chamamos de mortos ...
28/02/2011 - Caminho de Luz - A Comunicabilidade com os Espíritos (Março/2011)
Quem e como são esses seres sobre os quais uma grande parte das pessoas tem medo e não querem nem ouvir falar?...
01/02/2011 - Caminho de Luz - ESPAÇO JOVEM - O melhor pai do mundo! (Fevereiro/2011)
Confira mais um texto da Tia Célia...
01/02/2011 - Caminho de Luz - As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)
Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe...
29/12/2010 - Caminho de Luz - ENSINAMENTOS DO CRISTO. . . (Janeiro/2011)
Cristo é o grande "educador" da humanidade...
29/11/2010 - Caminho de Luz - A Ciência do Bem (Dezembro/2010)
Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião? ...
28/10/2010 - Caminho de Luz - Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)
Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório...
04/10/2010 - Caminho de Luz - O Homem e o Espiritismo (Outubro/2010)
Ainda era século XIX, ano de 1850 quando o homem, na sua mais simples ignorância, passou a ter maior contato com o mundo espiritual que o rodeava...
04/10/2010 - Caminho de Luz - As mudanças do nosso mundo... (Outubro/2010)
O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra?...
04/10/2010 - Caminho de Luz - EDITORIAL (Outubro/2010)
Para os espíritas, o mês de Outubro é especial...
30/08/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar entra em cartaz nos Cinemas (Setembro/2010)
Baseado no livro de Chico Xavier, Nosso Lar - uma das principais obras da literatura Espírita - chega aos cinemas de todo país no dia 3 de Setembro...
30/08/2010 - Caminho de Luz - PATRIOTISMO: Orgulho ou Amor? (EDITORIAL - Setembro/2010)
Chega-nos o mês de setembro trazendo os ares de renovação, anunciando que a natureza se recupera do frio e prepara novo ciclo produtivo, a florescer na alegria da primavera...
03/08/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Agosto/2010)
Diretoria agradece o apoio e Nosso Lar disponível para leituras na FEMEL...
03/08/2010 - Caminho de Luz - Eleita a Nova Diretoria da FEMEL e do NALMA (Agosto/2010)
Em assembléia realizada no dia 24 de Julho na sede da Fraternidade Espírita de Ibiporã, foi eleita a nova Diretoria da entidade para o biênio 2009-2011...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Nós e as Eleições (Julho/2010)
Inicia-se oficialmente neste mês de julho a campanha eleitoral para as Eleições 2010...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Eleição para Presidência da FEMEL e do NALMA (Julho/2010)
Dia 24 de Julho ocorre a eleição para a nova Diretoria com gestão até 2012...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Recém-Desencarnados (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Moral e Mudança (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Eu e o Próximo (Junho/2010)
Nenhum de nós pode mais sobreviver sem o próximo a quem o Cristo nos pediu que amássemos. De alguma forma estamos todos unidos...
04/05/2010 - Caminho de Luz - O Retrato de Maria (Maio/2010)
Em meados de 1983 o Espírito de Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ...
04/05/2010 - Caminho de Luz - Maria de Nazaré (Maio/2010)
Confira trechos do trabaho de Vera Lúcia do Grupo de Estudo da Mediunidade que ocorre na FEMEL...
01/04/2010 - Caminho de Luz - Um Século de Luz
O centenário do nascimento de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente "Chico", nos propõe rever e meditar sobre sua vida e sua obra entre nós...
02/03/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar chega às telas em setembro
Filme levou cinco anos para começar a ser feito e é o mais caro da cinematografia nacional, em termos de efeitos especiais...
02/03/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Março/2010)
Confira algumas notas importantes sobre a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz...
01/02/2010 - Caminho de Luz - Aniversário da Casa Espírita - (Fevereiro/2010)
Presidente e Vice deixam uma mensagem para celebrar mais um ano de vida da Fraternidade...



Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa