| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Frat. Espírita Mensageiros da Luz
Desde: 02/12/2008      Publicadas: 226      Atualização: 02/06/2011

Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa


 FEMEL

  28/10/2010
  0 comentário(s)


Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)

Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório

Voluntariado - Caridade Organizada (Novembro/2010)Paralelamente aos índices de atividades econômicas e sociais, os governos e as grandes organizações mundiais têm se deparado com um setor de atividades que apresenta grande crescimento nas últimas duas décadas.

Não se dispõe, entretanto, de dados precisos, pelo fato de ser composto por ações livres de cada cidadão, sem controles e sem registros oficiais: é o setor do VOLUNTARIADO.

VOLUNTARIADO é uma forma de se referir à organização de serviços voluntários ou coletivização dos atos dos voluntários.

O que significa voluntário? Essa palavra exprime espontaneidade. Um ato voluntário é de livre vontade, não obrigatório.

Em sentido específico tem se designado por "Voluntários" as pessoas que, por livre e espontânea vontade, agem para ajudar em uma determinada área, ou seja, assumem tarefas pelo bem, movidos pelo sentimento de solidariedade.

O voluntário busca praticar ações de ajuda pelo próprio desejo de uma vida melhor e solidária para todos. Normalmente se engajam em projetos ou ações coletivas que já estejam em andamento.

O voluntariado, ou seja, o conjunto dos movimentos, programas e organizações de serviços voluntários, representa uma mudança conceitual importante: As ações isoladas de altruísmo e caridade, praticadas por algumas pessoas, são insuficientes. O enfrentamento dos problemas sociais da atualidade requer ações coletivas, fortes e organizadas.

Exemplo de organização internacional, o Programa de Voluntários das Nações Unidas envia, desde 1971, voluntários para trabalhar em projetos de cooperação nacional e internacional de desenvolvimento. Todos os anos, em torno de 7.000 mulheres e homens de mais de 170 nacionalidades diferentes servem como Voluntários da ONU em mais de 140 países.

Eles contribuem em diversos programas, reduzindo a pobreza, implantando políticas ambientais, lutando contra o aumento de doenças como o HIV/AIDS e promovendo a paz, a saúde, o bem estar e o desenvolvimento social de milhões de pessoas ao redor do mundo.

No Brasil, o trabalho voluntário tem crescido de forma substancial a cada ano. As iniciativas se espalham em diversos setores: saúde, educação, assistência social, cuidados com crianças e adolescentes e idosos.

O Voluntariado está na alma do nosso país. A nossa história registra, já nos primeiros anos de colonização " em 1543, a criação dos primeiros núcleos de trabalho voluntário no Brasil, baseados em princípios da caridade cristã, para cuidar dos doentes dos primeiros povoados.

Na segunda metade do séc. XIX, numa cruzada filantrópica, toda a sociedade brasileira se mobilizou para combater a disseminação de doenças contagiosas, especialmente da febre amarela, em um trabalho essencialmente feminino com enfoque na caridade.

A partir da década de 1930, desenvolveu-se o conceito de filantropia e de entidades sociais, a partir da transferência do Estado para a sociedade civil da atenção social à grande massa de trabalhadores sem carteira assinada à época.

Nos últimos anos, os governos Federal, Estadual e dos Municípios, a par de tamanha capacidade de ajuda operada por cidadãos e entidades, têm buscado formas de descentralização de recursos para execução de programas em parcerias.

A sociedade, por seu lado, organiza-se a cada dia para prestar sua ajuda na solução dos problemas sociais e na busca do tão sonhado bem-estar social. Não há um pequeno município onde não haja instituições criadas para organizar o trabalho voluntário e produzir o bem, em soluções de escala individuais e coletivas, nas áreas mais necessitadas.

O que vemos é que muitas pessoas, aos poucos, porém de forma progressiva, independente das diferentes culturas e crenças, se rendem aos apelos da própria vida em sociedade, da solidariedade pela participação e pelo bem-estar de todos.

Precisamos compreender que no egoísmo as pessoas estarão em luta permanente; com a caridade, toda a sociedade progredirá em paz.

Paz e Luz a todos!


===============================================.


EMBAIXADORA DO VOLUNTARIADO


No último dia 11 de outubro, a brasileira Marta Vieira da Silva - melhor jogadora de futebol do mundo nos últimos 4 anos seguidos - foi nomeada pela ONU Embaixadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD).

Sua missão será lutar pela promoção do papel das mulheres como meio para combater a pobreza.

Em cerimônia realizada em Estocolmo, capital da Suécia, Marta disse que quer incentivar o esforço internacional para o alcance dos objetivos de desenvolvimento humano, com ênfase especial na questão da emancipação feminina.

"O PNUD atua pelo mundo contribuindo de forma positiva para a vida de milhões de pessoas, e estou orgulhosa de assumir o compromisso pessoal com este trabalho. Não esqueci minhas origens. Todos nós temos que contribuir no combate ao estado de pobreza", assegurou Marta, de 24 anos, que cresceu em um bairro pobre de Dois Riachos, em Alagoas, numa família de quatro filhos sob os cuidados da mãe.
  Autor:   David José de Oliveira


  Mais notícias da seção Caminho de Luz no caderno FEMEL
02/06/2011 - Caminho de Luz - NOVO SITE: Acesse www.femel.com.br
A Fraternidade Espírita de Ibiporã está finalizando seu novo site oficial mas você já pode acessá-lo bastando digitar o seguinte endereço: www.femel.com.br...
03/05/2011 - Caminho de Luz - A VERDADE CONSOLADORA (Maio/2011)
Ao receber a notícia sobre o longo trabalho que teria para codificar os ensinamentos que receberia, Kardec indagou sobre a identidade daquele espírito superior que coordenaria o trabalho, recebendo a seguinte mensagem: "Para ti, chamar-me-ei Verdade"...
03/04/2011 - Caminho de Luz - EDUCAR-SE PARA A PAZ (Abril/2011)
Confira o artigo de Naudemar Nascimento...
03/04/2011 - Caminho de Luz - TENDE BOM ÂNIMO! (Abril/2011)
Diferentemente de outras sensações como a alegria, o medo, a surpresa, o ânimo é um estado emocional relativamente estável, pois não muda rapidamente...
28/02/2011 - Caminho de Luz - Comunicação com os Mortos (Março/2011)
Padre Brune afirma que o após vida existe e podemos nos comunicar com aqueles que chamamos de mortos ...
28/02/2011 - Caminho de Luz - A Comunicabilidade com os Espíritos (Março/2011)
Quem e como são esses seres sobre os quais uma grande parte das pessoas tem medo e não querem nem ouvir falar?...
01/02/2011 - Caminho de Luz - ESPAÇO JOVEM - O melhor pai do mundo! (Fevereiro/2011)
Confira mais um texto da Tia Célia...
01/02/2011 - Caminho de Luz - As Dores Nossas de Cada Dia (Fevereiro/2011)
Quem mais cedo e com mais intensidade confia, sente e trabalha no bem, mais rapidamente ascende a uma condição onde o sofrimento físico já não existe...
29/12/2010 - Caminho de Luz - ENSINAMENTOS DO CRISTO. . . (Janeiro/2011)
Cristo é o grande "educador" da humanidade...
29/11/2010 - Caminho de Luz - A Ciência do Bem (Dezembro/2010)
Por que razão seria, que ao atingir nos últimos séculos período de grande desenvolvimento, a ciência se viu "divorciada" da religião? ...
04/10/2010 - Caminho de Luz - O Homem e o Espiritismo (Outubro/2010)
Ainda era século XIX, ano de 1850 quando o homem, na sua mais simples ignorância, passou a ter maior contato com o mundo espiritual que o rodeava...
04/10/2010 - Caminho de Luz - As mudanças do nosso mundo... (Outubro/2010)
O que tem causado tantas mudanças que temos acompanhado nos últimos tempos na natureza da terra?...
04/10/2010 - Caminho de Luz - EDITORIAL (Outubro/2010)
Para os espíritas, o mês de Outubro é especial...
30/08/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar entra em cartaz nos Cinemas (Setembro/2010)
Baseado no livro de Chico Xavier, Nosso Lar - uma das principais obras da literatura Espírita - chega aos cinemas de todo país no dia 3 de Setembro...
30/08/2010 - Caminho de Luz - PATRIOTISMO: Orgulho ou Amor? (EDITORIAL - Setembro/2010)
Chega-nos o mês de setembro trazendo os ares de renovação, anunciando que a natureza se recupera do frio e prepara novo ciclo produtivo, a florescer na alegria da primavera...
03/08/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Agosto/2010)
Diretoria agradece o apoio e Nosso Lar disponível para leituras na FEMEL...
03/08/2010 - Caminho de Luz - Eleita a Nova Diretoria da FEMEL e do NALMA (Agosto/2010)
Em assembléia realizada no dia 24 de Julho na sede da Fraternidade Espírita de Ibiporã, foi eleita a nova Diretoria da entidade para o biênio 2009-2011...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Nós e as Eleições (Julho/2010)
Inicia-se oficialmente neste mês de julho a campanha eleitoral para as Eleições 2010...
01/07/2010 - Caminho de Luz - Eleição para Presidência da FEMEL e do NALMA (Julho/2010)
Dia 24 de Julho ocorre a eleição para a nova Diretoria com gestão até 2012...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Recém-Desencarnados (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Moral e Mudança (Junho/2010)
Texto compilado a partir do trabalho apresentado pelo Grupo de Estudos da Mediunidade da FEMEL...
01/06/2010 - Caminho de Luz - Eu e o Próximo (Junho/2010)
Nenhum de nós pode mais sobreviver sem o próximo a quem o Cristo nos pediu que amássemos. De alguma forma estamos todos unidos...
04/05/2010 - Caminho de Luz - O Retrato de Maria (Maio/2010)
Em meados de 1983 o Espírito de Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ...
04/05/2010 - Caminho de Luz - Maria de Nazaré (Maio/2010)
Confira trechos do trabaho de Vera Lúcia do Grupo de Estudo da Mediunidade que ocorre na FEMEL...
01/04/2010 - Caminho de Luz - Um Século de Luz
O centenário do nascimento de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente "Chico", nos propõe rever e meditar sobre sua vida e sua obra entre nós...
02/03/2010 - Caminho de Luz - Nosso Lar chega às telas em setembro
Filme levou cinco anos para começar a ser feito e é o mais caro da cinematografia nacional, em termos de efeitos especiais...
02/03/2010 - Caminho de Luz - FEMEL INFORMA (Março/2010)
Confira algumas notas importantes sobre a Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz...
02/03/2010 - Caminho de Luz - O que é uma Casa Espírita - (Março/2010)
As funções da Casa Espírita constituem-se fundamentalmente em aprender, ensinar e ajudar...
01/02/2010 - Caminho de Luz - Aniversário da Casa Espírita - (Fevereiro/2010)
Presidente e Vice deixam uma mensagem para celebrar mais um ano de vida da Fraternidade...



Capa |  Atividades  |  FEMEL  |  Mensagens  |  NALMA - Casa da Sopa